Algumas dicas para divertir-se aprendendo...ou aprender se divertindo...
- Presence, Jurandir Junior
- 26 de out. de 2015
- 4 min de leitura

Casa nova.
Por muito tempo estive postando em um site de busca de professores, o PROFES. Muito bom, por sinal. Ainda estarei postarei lá, esporadicamente, mas, com uma criança que cresce, chegou a hora de ter meu espaço próprio. Entretanto, pretendo retomar algumas das mensagens que postei lá. Creio que, por terem sido alvo de muitas visitas, ajudaram àlgumas pessoas em sua caminhada pela aprendizagem da Língua Inglesa e, por isso, farão parte desse novo momento. A primeira de todas é a que me apresentou ao mundo ao mundo dos blogs. "ALGUMAS DICAS PARA DIVERTIR-SE APRENDENDO...OU APRENDER SE DIVERTINDO... Let's go!
A aventura fantástica pelo mundo da aprendizagem de uma nova linguagem nunca termina. Lógico que tudo que aprendemos acresce ao nosso futuro, mas ao se resolver por aprender uma nova língua, damos um salto bem longo e contínuo. Muitos o fazem porque querem entender os jogos eletrônicos, outros pelo prazer de conhecer o mundo e há até quem o faça pelo simples prazer de aprender. Na verdade, mesmo que não perceba de imediato, você está iniciando a jornada pela chave da vitória profissional. Sim, pois, isso significa ter acesso a novas culturas, novas ideias, viagens... Resumindo, uma melhor oportunidade no mercado de trabalho e, lógico, na convivência com nosso mundo.
Fico muito feliz, e honrado, quando sou procurado para fazer parte desse momento tão importante na vida de crianças, jovens e adultos, my loved English students.
Nós, professores, esforçarmo-nos para que esta caminhada seja repleta de surpresas boas e de progresso. Lecionar é, no mínimo uma paixão para nós que nos dedicamos a esta prática, independentemente da disciplina. Particularmente, um de meus objetivos é torna-lo apaixonado pela aprendizagem da língua Inglesa. Em minha singela opinião, não há aprendizagem sem paixão.
Aprender também tem que ser divertido, assim, ao iniciar os estudos sob minha tutela, o aluno recebe o MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA DO ALUNO, em que apresento algumas dicas para auxiliar nos estudos e na organização destes.
Como tudo em nssas vidas, a aprendizagem de uma nova língua exige esforço e dedicação, pois, um bom professor, com material didático de qualidade, ambiente aconchegante e colegas amistosos não irão garantir a conquista de bons resultados. Assim, é necessário um programa de estudos sério. Gostaria de apresentar aqui algumas daquelas dicas que citei acima:
- Tenha sempre a mão caderno, lápis, borracha e o seu “companheiro de guerra”: o dicionário. De preferência, tão logo considere estar apto, adquira um que seja “Inglês/Inglês”. Vai precisar desse “arsenal” para aprender o significado de novas palavras, quando fizer leituras ou escrever textos. Procure adquirir um com mais de 70.000 verbetes, assim terá exemplos de uso das palavras em contextos distintos;
- Pratique a conversação com os colegas de sala, com o professor via fone, Skype ou outro aplicativo do gênero. Há, ainda, sites especializados, a exemplo do ENGLISH PORTAL ou do LIVEMOCHA. Nesse caso, lembre-se de JAMAIS passar informações particulares a ninguém, como nome real, endereço, telefone, informações estas desnecessárias quando o foco é apenas a prática de uma nova língua. Se insistirem, fuja desse “amigo” de conversação;
- Procure ler textos em Inglês em livros, revistas, quadrinhos ou faça palavras cruzadas em Inglês. A “PENGUIN” possui vários títulos, muitos deles com CD de áudio. Atualmente, pode-se encontrar mensalmente o "gibi" da turma da Mônica em Inglês (Monica's gang) em qualquer banca de jornais, bem como boas revistas como “Speak up”, “Actual English” e sites como o ENGVID ou o VOANEWS;
- Grave sua leitura de textos, ouça a gravação e se autocorrija. Um bom começo é o site LISTEN A MINUTE. Nele você encontra textos curtos, com o áudio para comparar e exercício de vocabulário, compreensão e prática oral;
- Pratique a escrita com textos curtos, inicialmente, aumentando sua argumentação gradativamente. Encaminhe ao seu professor via e-mail para correções e instruções adicionais;
- Faça exercícios gramaticais regularmente. Há muitos sites que poderão ajudar. Alguns profissionais de ensino dizem que aprender com gramática não é correto, ou válido, além de distanciar da realidade das conversas diárias. Fato. Mas quem disse de só da fala vive a língua? Afinal, ao participar de uma entrevista em Inglês, você não será avaliado apenas pela fala. Além disso, muitas profissões sobrevivem da escrita e não da fala apenas: jornalistas, escritores, secretárias. Apenas não, mas também. Lembre-se que todas as habilidades são importantes. Lógico, uma dica de site: EGO4U.
- Aprenda se divertindo. Quer coisa melhor? Ouça música, a entenda, aprenda novas palavras. Um site legal para “brincar” com músicas é o LYRICS TRAINING.
- Assista a filmes em Inglês. De preferência com legenda em Inglês. Para começar, use a regra dos quatro passos:
o Primeiro, assista apenas a imagem do filme, sem áudio;
o Segundo, repita com áudio em inglês, mas sem legenda;
o Terceiro, inclua a legenda em Inglês;
o Por último, assista na língua materna para entender o contexto.
Em alguns casos, os estudantes de línguas fazem o quarto passo primeiramente. Outros, ao invés de assistir a um filme inteiro, separam uma parte deste, 10 minutos por exemplo. A construção de uma parede se inicia pelo primeiro tijolo. Busque o que mais se adequa a suas características e tempo. “Só não vale desistir”.
- Finalmente, em seu dia a dia, procure aprender os significados de 10 novas palavras em Inglês. Significado é diferente de tradução. Evite a sempre. Só atrapalha no aprendizado, por mais que ache o contrário. Dica? Anote as palavras novas no seu caderno com sinônimos ou referência em Inglês, nunca tradução. Um exemplo: House: home, live, people, place.
- Muitos dizem que estudar não é brincadeira. Mas pode ser, basta se dedicar. Os bons resultados farão você gostar, e aí, se divertir. So, let’s have fun learning English!
Comments