APRENDER INGLÊS É FÁCIL
- Presence, Jurandir Jr
- 29 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Falar Inglês não é difícil, você só não aprendeu ainda.
Calma. Sem stress. Vou explicar porque digo isso. Na verdade, creio que já discutimos algo semelhante em blogs anteriores, mas nunca é demais retomarmos algo que consideramos, digamos “difícil”, certo?!
A linguagem é um fenômeno fantástico. Ela é dinâmica, o que pressupõe que ela muda constantemente. Como?! Não, não descobri o Brasil. (...rsrs...) Como dizia-se em um quadro de um programa humorístico nos anos 80/90: “Não complica, explica!” “Santo saudosismo, Batman!”. Perdão. Escapou. Vamos lá!
Um dos problemas da Língua Inglesa está em as palavras não serem faladas com são escritas, mas isso também acontece no português. Ah, não?! Então vejamos. Ao encontrar um amigo na rua, por exemplo, o João, você diz: “Como é que você está João? Tudo bem?”, certo? Errado. Normalmente dizemos: “Cumé quicê tá, Jão? tubeim?” Nem o nome do coitado do João escapa da “reduction”, que, basicamente, é essa forma de nos expressarmos de forma reduzida.
Outro está em que muitas das palavras têm vários significados, assim, para entender o que uma palavra significa, temos que focar no contexto. Que dureza! Mas, novamente, isso acontece no português também. Vamos ao exemplo?
O que significa a palavra casa? Muitos dirão: moradia, espaço para fixar um botão em uma camisa ou mesmo, a terceira pessoal do presente do indicativo do verbo casar. Mas, e na frase: Roupa social não casa com tênis?! Casar tem conotação de comparativo. Olha o bendito contexto.
E, por último, é fato que uma criança aprende bem mais fácil do que um adulto, afinal, o cérebro dela está aberto a novas informações. São como esponjas, sedentas de serem por conhecimento. Entretanto, isso não quer dizer que não é possível. Gosto de citar um exemplo de uma senhora de seus 80 anos que fez faculdade na mesma época que eu. Ela sabia de suas limitações, mas saia da aula radiante por aprender algo novo, a cada dia. Essa é a chave. Não ter medo e enfrentar as dificuldades. Na verdade, em tudo na vida, mas vamos “puxar a sardinha” para o aprendizado de Inglês, certo?!
Então, em suma, qual seria o segredo para se aprender a falar essa língua universal? Parece incrível, mas é simples: prática.
Logicamente, há muitos métodos e metodologias usadas para o ensino, e não dá para dizer que esse ou aquele é bom ou ruim. Cabe a cada estudante descobrir qual é o que mais se adapta a sua realidade, mas a prática em qualquer um deles o levará à tão buscada fluência na língua que, grosso modo, nada mais é que saber se comunicar em diversas situações: no trabalho, em casa, no lazer, etc.
Mas, e como começar? O começo é sempre a pior parte em tudo.
Costumo ensinar um método simples aos meus alunos. Lógico que, para que a prática dê bons resultados, precisa ser persistente e perseverante. Como o Bill Potter. Conhece a história dele? Não? Assista ao filme “DOOR TO DOOR” (De porta em porta) e saberá do que falo.
Bem, no método que elaborei, temos que estudar uma das habilidades a cada dia, sem nos preocupar com as outras. Basta seguir a seguinte o programa abaixo no mínimo trinta minutos por dia:
1º dia – Listenining - Ouça um vídeo ou uma musica, mas não se preocupe em entender. Deixe que sua mente aprendenda novos sons.
2º dia – Speaking - Sabe aquele vídeo ou aquela música do dia anterior? Agora é hora de ouvir e repetir. Ainda não se preocupe em entender. Só alimente seu cérebro.
3º dia – Writting - Novamente, pegue aquele vídeo, ou música e tente transcrevê-lo. Depois, confirma com a legenda.
4º dia – Reading - Agora leia a legenda do filme, ou música e depois confira com o áudio.
5º dia – Speaking - Agora é hora de ter um amigo. No caso um que fale Inglês. E pratique com ele. quem sabe mais, ajuda o outro. Sempre.
6º dia – Grammar - Não dá para ser feliz. O negócio agora é praticar a escrita formal. Faça exercícios para aprender a escrever na estrutura formal correta.
7º dia – Resting - Hora de descansar, afinal, até DEUS descanso no sétimo dia. Aproveite e assista um final, em Inglês, claro!
Interessado? Dê uma lida no meu Post “Dicas para aprender Inglês a partir de 2016".
Por hoje é só. Alguma dúvida, neste Post ou em outros, me escreva. Adorarei sanar suas dúvidas e receber suas sugestões.
Tenha uma semana maravilhosa.
Jurandir
Kommentare