CLASS NEWS
- Presence, Jurandir Junior
- 25 de jan. de 2016
- 3 min de leitura

Olá, pessoal. Como está seu aprendizado de Inglês? Quais atividades seu professor vem usando para incentivá-lo a praticar seu Inglês? Como? Você estuda sozinho? Como faz para aprimorar seu Inglês?
Se você é autodidata, deve ter seu estilo próprio. Quanto às escolas, as possibilidades são as mais variadas, dependendo muito da metodologia que esta ou professor adotam, entretanto, nem sempre elas nos são interessante, certo?!
No início de minha carreira como professor de Inglês, alguns dos meus alunos não pareciam estar interessados nas aulas. Sendo sincero, eu mesmo não estava muito feliz com a forma como lecionava. Sentia que faltava algo. Havia algumas barreiras como o desinteresse de alguns, a falta de objetividade, a falta de foco, mas a maior de todas elas era a diferença etária da classe. As turmas tinham em torno de 20 a 30 alunos, de idades entre 12 e 35 anos. Sim, uma loucura!
A pergunta que me perseguia era: “O que farei para conseguir que eles queiram aprender?”
Entre as atividades que usei à época, há uma que, com certeza, além de incentivar a prática das quatro habilidades de aprendizagem, ainda me ajudou a conhecer os alunos individualmente, pois nela eles deixavam sua marca pessoal: O Jornal Mural, ou “Class News”. Vamos conhecer a atividade?
Para elaborar o “Class News” primeiro precisamos definir o que terá no Jornal, por exemplo, uma matéria de esportes, outra de sociedade, uma piada, uma cruzadinha ou outro jogo, enfim, o que for possível montar em uma cartolina, que será afixada na parece da sala de aula. Lógico que o “lay-out” conta, mas a ideia é focar no inglês, certo? Feito isso, vamos separar a classe em grupos pequenos, 4 a 5 no máximo. O trabalho em equipe é muito importante.
Divididos os grupos, marca-se a data que cada jornal será exposto por uma semana, até que a outra equipe o substituía.
Antes de afixar os jornais, as equipes deverão apresentar um “role-play”, uma encenação de um telejornal em que apresentem um resumo de todas as notícias inclusas no “Class News”. Em Inglês lógico.
Criatividade á mil. Houve um grupo que usou vídeos para ilustrar cada matéria apresentada. Muito bom. Outro grupo incluiu uma cruzada (crosswords) em seu jornal e fez cópias para cada aluno da sala interagir com o trabalho. Eles até tomaram meu lugar de professor e auxiliaram os colegas a fazer as cruzadas. Amei. Um terceiro encenou uma entrevista em Inglês, com uma terceira pessoa traduzindo. Simplesmente magnífico.
A criatividade de cada grupo foi muito voa, mas teve um que realmente entrou na atividade. Um de seus integrantes resolveu gravar todas as atividades de seu grupo, desde a seleção de matérias, a apresentação em sala, até a afixação e explicação, em Inglês, das notícias no jornal.
Lembrando-se que, sendo em uma escola, outros alunos de outros cursos poderão ver os jornais afixados, assim, é importante que esteja conferido pelo professor.
Por fim, pra incentivar o trabalho a partir da competitividade, o professor pode convidar pessoas da escola para avaliar e dar nota aos trabalhos. O que for considerado melhor recebe um prémio. Pode-se discutir isso antes de a primeira equipe afixar seu jornal.
Com prêmio ou sem prêmio todos ganharam, pois aprenderam Inglês de uma forma divertida.
Gostaram da dica? Pois me permitam pedir-lhes que, caso alguém que tenha lido este post resolva usar a ideia, grave ou fotografe. Terei muita honra em colocar as fotos, vídeo ou o que achar conveniente me enviar, neste site.
Have blessed weekdays.
Comments